2024/2025

Objetivos

O curso de Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional tem como objetivo dar formação avançada nas áreas da Bioinformática e Biologia Computacional como complemento da formação de 1º Ciclo. O Mestrado destina-se a alunos do 1.º Ciclo das áreas da Biologia, Bioquímica, Farmácia, Medicina, Veterinária, Agronomia, Ciências da Saúde e afins assim como aos alunos de 1.º Ciclo na área da Informática, Tecnologias da Informação, Estatística, Matemática e afins que pretendam adquirir formação complementar nas áreas de interface entre as Ciências da Vida e das Tecnologias de Informação e Computação. Esta formação será multidisciplinar, procurando dotar os alunos de conhecimento avançado e especializado com aplicação nas áreas de investigação científica de ponta e em áreas de crescente empregabilidade para recursos humanos altamente qualificados e com formação diferenciada, como os setores Farmacêutico, da Saúde e Biotecnológico.


Ciências foi pioneira no ensino da Bioinformática em Portugal, com o primeiro curso iniciado em 2002. Desta forma, Ciências têm já uma experiência e conhecimento acumulado de mais de 20 anos de ensino e investigação na área.

A melhor evidência da qualidade, internacionalização e interdisciplinaridade do mestrado está nas mais de uma centena de dissertações deste Mestrado que estão disponíveis para consulta no Repositório da ULisboa.



Competências: Interface técnica entre as ciências da vida e as tecnologias de informação e computação. Suporte técnico-científico à análise avançada de dados biológicos, nomeadamente na nova geração de tecnologias de sequenciação genética. Desenvolvimento de sistemas de informação para aplicações biomédicas.

Saiba mais sobre os Mestrados do Departamento de Informática.

Saídas Profissionais

Empresas do setor farmacêutico, saúde, biotecnologia e ambiente | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores